Príncipes e Princesas

O DIA DA CRIANÇA ESTÁ A CHEGAR

Quando nascem são bebés, vão para a escola e são bebés, eles são adolescentes, mas são bebés, mesmo quando são adultos, para nós, mães, continuam a ser os nossos bebés!
Na realidade eles crescem, são bebés apenas para nós e tal como vão crescendo, adquirem novos interesses e os gostos vão mudando!

As roupas, os livros, as músicas, tudo está continuamente a mudar desde a infância, ora, o espaço deles não é excepção, o quarto de um bebé nunca será igual ao de um adolescente!

A partir dos quatro anos, os nossos filhos já têm opiniões e gostam de intervir na decoração do quarto, têm cores e brincadeiras preferidas, têm personalidades e características diferentes!

Se tivermos tudo isto em consideração conseguimos criar um ambiente à sua medida, o seu Mundo!

O Projecto

É essencial que o espaço seja pensado e planeado de forma versátil e funcional, adequado a cada etapa da vida.

No quarto, as crianças brincam, estudam e dormem, pelo que devemos, se possível, contemplar espaços para cada actividade.

O ideal é desenvolvermos um projecto mutável, que vá “crescendo” com eles. Se apostarmos em bases neutras, até mesmo com móveis que se vão transformando, uma simples mudança de alguns detalhes, como as cores, um papel de parede novo, umas almofadas coloridas, acessórios giros, etc., podemos, facilmente, ter um quarto novo.

O primeiro quarto

Planear o quarto do bebé é um momento especial para a mãe e pai. Ainda que, pelo menos até aos 4 meses, o bebé durma no quarto dos papás, é no seu espaço, preferencialmente, que a mãe o vai amamentar, onde vai fazer as sestas, tomar banho e começar a desenvolver-se, o seu quarto será o seu mundo, confortável e seguro.

Tendencialmente, em especial se for o primeiro filho, as cores mais adoptadas são o rosa para meninas ou azul para meninos, mas existem outras cores, que criam ambientes especiais, amarelo, cinzento ou bege são óptimas opções, nesta fase devemos utilizar tons claros, uma vez que as cores podem influenciar o sono, o apetite, a forma como chora ou até mesmo o ritmo cardíaco do bebé.


Também podemos saltar fora da caixa e criar ambientes fantásticos!

Além do berço e da cómoda para as primeiras roupinhas, irá precisar de um trocador, que deverá estar junto à cómoda, opte por um que tenha prateleiras por baixo para colocar cestos ou caixas, onde irá colocar tudo o que precisa ter à mão, na hora de vestir ou de trocar a fralda. Prateleiras nas paredes, para colocar os inúmeros brinquedos que o bebé irá ter nesta fase, também são uma excelente opção.

Uma poltrona ou um cadeirão confortável, também é muito útil, especialmente para a mãe alimentar o bebé, ou para os pais se sentarem enquanto os adormecem ou quando estão doentes.

Um tapete fofinho, almofadas macias e espaço livre para começar a gatinhar e brincar, também são muito importantes para o seu desenvolvimento.


Por volta dos dois anos, vamos retirar o berço e passar para a cama, que o poderá acompanhar até à adolescência.  

A decoração do quarto deles pode e deve ir muito além do convencional, vamos até onde a imaginação nos levar!



É também nesta altura que ele vai começar a ser independente e a criar a sua própria autonomia, agora é importante colocar os brinquedos e os livros ao alcance para que consiga ter acesso sem ter que pedir ajuda, há inúmeras soluções que podemos utilizar, desde estantes baixas, baús, caixas ou até mesmo uma tenda para guardarem os brinquedos.

Inspiração








E num pulinho chegaram os 6 anos…

Até já!

                                                                                                                                                                             Carlota
(imagens ilustrativas retiradas do pinterest)

Comentários

Mensagens populares